quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Orgão de patentes nega registro do termo "cloud computing" como marca pela Dell

Londres - Órgão de patentes dos EUA nega pedido de registro de marca afirmando que termo é genérico e descreve serviços de várias empresas.

O órgão responsável por gerenciar patentes e marcas registradas nos Estados Unidos (USPTO) rejeitou o pedido da Dell para patentear o termo "cloud computing".

O órgão alegou que várias companhias utilizam o conceito de cloud computing e que ele é um termo que define estado-da-arte para a indústria de tecnologia.

A idéia de fornecer capacidade de computação (desde armazenamento a processamento) pela internet utilizando um data center remoto está sendo usado por vários fornecedores como a Amazon com seu S3, serviço anti-spam online e aplicações hospedadas na internet como o CRM da Salesforce.com.

Se a Dell tivesse autorização de patentear o termo, vários fornecedores teriam que procurar outros termos para descrever os serviços e, assim, evitar processos complexos. IBM, Microsoft, SAP, Yahoo e Google utilizaram o termo cloud computing para promover seus serviços.

O USPTO afirmou que a sua decisão ainda não é a final. A Dell possui seis meses para recorrer da decisão do USPTO ou abandonar a idéia.

Jeremy Kirk, editor do IDG News Service, do Reino Unido

[via]

Nenhum comentário: