sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pague a passagem com um pendrive


Depois da possibilidade de pagarmos contas com celulares, uma empresa francesa de trens traz um sistema interessante para cobrança de passagens. A SNCF está testando com 1000 usuários o pagamento de bilhetes através de um dispositivo USB muito parecido com um pendrive. O dispositivo terá ainda 4GB de capacidade, o que acredito que servirá para o usuário guardar qualquer coisa que deseje.

Usando um sistema de identificação por rádio frequência denominado RFID, a novidade fica mesmo por conta desta interface USB, já que com ela o usuário pode conectar o cartão ao computador e verificar seu saldo e comprar mais crédito no site da empresa que abre automaticamente.

O grande problema do sistema é em relação a segurança. O RFID já se mostrou vulnerável e como o cartão terá dados pessoais dos usuários, isso pode impedir que ele se torne comum. A SNCF alega que a parte USB será isolada da RFID e esta última terá apenas o número de identificação do dono do cartão, o que por si só já diminuiu os riscos. Mesmo assim não deixa de ser algo interessante.

[via Meio Bit]

Nenhum comentário: