sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FCC tende a liberar uso de "espaço branco"

WASHINGTON - A batalha entre empresas de tecnologia, como o Google, e emissoras, a respeito do uso de faixas de freqüência desocupadas, vai ficar mais acirrada.

Reguladores norte-americanos vão divulgar na próxima semana um aguardado relatório sobre a disputa.

O documento da Comissão de Comunicações Federal dos EUA (da sigla em inglês FCC) vai determinar a praticabilidade da abertura de “espaços brancos” – faixas de freqüência que estarão vagas após as emissoras concluírem a transição para a TV digital – para uso sem licença.

O Google, a Microsoft e outras empresas querem os espaços para uma nova geração de dispositivos sem fio. Mas emissoras e operadoras móveis se opõem ao uso sem licença, porque se preocupam com a possibilidade de isso gerar interferências na transmissão.

A Associação Nacional das Emissoreas, que representa grandes redes como a ABC, da Walt Disney, e a NBC, da General Electric (GE), é firmemente contra a abertura das freqüências.

Todos os interessados aguardam o relatório técnico da FCC, que mostrará resultados de anos de coleta de informações, incluindo testes de campo feitos na Broadway, em Nova York.

[via Plantão Info]

Nenhum comentário: