sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Firefox anuncia alpha de versão móvel para brigar com Opera e Safari

A Mozilla afirmou que lançará na próxima semana a versão alpha do seu navegador móvel Firefox, com codinome Fennec.

A primeira versão estará disponível apenas para o tablet N810, da Nokia. O alpha é voltado a membros da comunidade Mozilla, especialmente para dar um preview de como funcionará a nova interface sensível a toque, afirmou o vice-presidente de mobile da Mozilla, Jay Sullivan.

Uma versão para o Windows Mobile está sendo preparada para ser lançada "nos próximos meses", de acordo com Sullivan. Uma opção possível é uma versão que rode em PCs com Windows, agindo como um emulador.

Sullivan afirmou que a Mozilla deverá divulgar mais dois ou três alphas nos próximos meses antes da versão beta, que chegará provavelmente em 2009.

O Fennec é apenas um de tantos navegadores móveis que vêm aparecendo no mercado de telefonia celular nos últimos meses.

O alpha do Firefox for Mobile tem a "barra sensacional" introduzida em sua versão 3.0 para desktop e usa o mesmo engine de renderização de HTML, o Gecko, que sua versão para PCs, com suporte total de JavaScript e AJAX.

O browser suportará interação com toques do usuário, com o software desenhado para usar toda a tela do aparelho para conteúdo. Botões de controle e a barra de URL se escondem no padrão mas são reveladas com um toque nas laterais da tela.

Nesta semana, a Mozilla já havia dado indícios das funções que o Firefox for Mobile poderia ter com o lançamento do Geode, add-on para o Firefox em desktops que, por GPS ou triangulação de antes Wi-Fi, indica a posição geográfica exata do usuário.

Outra ferramenta prometida pela Mozilla é a capacidade de sincronizar informações pessoais entre as versões móveis e para desktop do Firefox.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: