terça-feira, 7 de outubro de 2008

Toshiba lançará primeira bateria de metanol em poucos meses

Apesar de não confirmar qual produto será lançado com bateria DMFC, a Toshiba apresentou durante a feira de eletrônicos Ceitec um celular com bateria alimentada por metanol. O celular é pouco maior que os comuns, mas tem um tamanho adequado para comercialização. Uma das vantagens é que as baterias podem ser reabastecidas com um novo cartucho de metanol em segundos. Além de celulares, as empresas (tanto a Toshiba quanto suas rivais) já falaram sobre recarregadores DMFC que podem completar a bateria de um eletrônico portátil quando não estiver na rede elétrica. A tecnologia DMFC significa direct-methanol fuel-cell. Ou seja, são baterias movidas a combustível. As DMFCs produzem eletricidade a partir da reação entre metanol, água e ar. Os subprodutos são um pouco de vapor de água e dióxido de carbono. O DMFC é considerada uma fonte de energia bem mais ecológica que as baterias tradicionais.


A Toshiba está perto de lançar sua primeira bateria de metanol, que promete um modo mais rápido de recarregar eletrônicos portáteis.

A empresa disse na segunda-feira (06/10) que o primeiro produto eletrônico com a tecnologia DMFC (direct-methanol fuel-cell, ou bateria de combustível alimentada por metanol) será lançada até o dia 31 de março de 2009. A Toshiba não vai dizer qual produto será até o lançamento, apesar de, durante a feira de eletrônicos Ceatec 2008, ter apresentado um celular que funciona a combustível.

As DMFCs produzem eletricidade de uma reação entre metanol, água e ar. Os únicos subprodutos são uma pequena quantidade de vapor de água e dióxido de carbono. Assim, a tecnologia DMFC é frequentemente vista como uma fonte de energia mais ecológica que as baterias tradicionais. Outra vantagem é que elas podem ser reabastecidas com um novo cartucho de metanol em segundos.

A Toshiba e seus rivais, como Sharp, NEC, Hitachi, Sanyo, Fujitsu e Canon, já apresentaram ao longo dos últimos anos protótipos de pilhas funcionando à combustível, mas nenhuma deles foi para o mercado.

Na Ceatec, a bateria à combustível da Toshiba foi integrada à capa do celular sob o teclado e aumentou um pouco a espessura do aparelho. Apesar de o telefone ser um protótipo, sua qualidade está próxima ao que muitos esperam de um produto comercial.

Além de celulares, algumas empresas já falaram sobre recarregadores DMFC que podem completar a bateria de um equipamento portátil que não esteja na rede elétrica. Tais aparelhos são vistos como um grande pano na forma com que os produtos são alimentados por pilhas de combustível.

Nenhum comentário: