terça-feira, 7 de outubro de 2008

Wi-Fi ajuda universitário a tirar melhores notas, aponta estudo

Pesquisa realizada entre estudantes universitários nos Estados Unidos afirma que, para 75% deles, sinal de internet Wi-Fi no campus os ajuda a tirar melhores notas.

Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi que 48% desistiria de cerveja em nome do sinal, segundo a pesquisa conduzida pela Wakefield Research por encomenda da Wi-Fi Alliance. Um total de 501 estudantes nos Estados Unidos foram ouvidos em setembro.

O estudo confirma o que CIOs de universidades nos EUA e Canadá vêm falando pelos últimos dois anos: novos estudantes preferem faculdades que tenham o sinal aberto. Quase 60% dos estudantes questionados afirmaram que não iriam a uma universidade sem Wi-Fi e 79% disse que atravessar o curso seria muito mais difícil.

A pesquisa apontou ainda que alguns estudantes usam o sinal durante as aulas. Ainda que professores em algumas universidade possam decidir pelo uso ou não, gerentes de TI alegam que é difícil impor este tipo de restrição.

Mais de metade dos estudantes afirmou ter olhado suas contas no MySpace ou Facebook ou enviado e-mails pelo laptop durante a aula e quase metade deles já enviou alguma mensagem instantânea.

O levantamento apontou também que estudantes entram em redes Wi-Fi em cafeterias ou restaurantes (55%), parques (47%) ou em seus carros (24%) além de bibliotecas e laboratórios. Um total de 43% dos estudantes acessou a rede por um smartphone ao invés de um laptop. Por fim, 90% acredita que Wi-Fi é um componente educacional essencial.

Segundo a ABI Reserach, 99% dos campus deverão ter redes Wi-Fi até 2013. Até mesmo níveis mais primários de educação deverão gastar milhões com a instalação de redes - colégios que cobrem o ensino primário deverão gastar 644 milhões de dólares com equipamento até 2013.

[via IDGNow]

Por falar nisso, vocês viram o pesquisador brasileiro que criou um ponto de acesso que funciona a partir de energia solar? Saiu até na BBC.

Nenhum comentário: