quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Browser Opera Mini 4.2 chega à versão final, compatível com Android

São Paulo - Além de rodar na plataforma para celulares do Google, velocidade de navegação do browser melhorou cerca de 30%, diz Opera.

A Opera Software anunciou nesta terça-feira (25/11) que a versão final do browser móvel Opera Mini 4.2 já está disponível para download. De acordo com a desenvolvedora, testes realizados com usuários nos Estados Unidos mostram que a nova versão do browser para celulares pode melhorar a velocidade de navegação móvel em até 30%.

Ao lado do Nokia Browser, do Internet Explorer e o do Safari (leia comparativo de browser móveis), o navegador da Opera é uma das opções de navegador móvel disponível para que utiliza telefones celulares e smartphones para navegar na web, ainda que alguns deles sejam restritas a algumas plataformas, como é o caso do Safari no iPhone.

Segundo a desenvolvedora, o Opera Mini 4.2 torna oficial a compatibilidade do browser com o Android, sistema operacional aberto do Google e que roda atualmente no HTC G1, e que se torna a "primeira alternativa de navegador na plataforma".

Segundo a Opera, o suporte à plataforma Android ajuda a alcançar a missão de estar em mais plataformas, em mais aparelhos e atingir mais usuários, em qualquer lugar do mundo.

O Opera Mini 4.2 possui versão em 90 idiomas, incluindo Português do Brasil, e vem com skins que permitem ao usuário adequar o visual do programa. Além disso, dá suporte para anotações por meio do Opera Link, para sincronia das notas entre o celular e PC do usuário.

O mecanismo de compressão que compacta os dados antes de estes serem enviados ao celular deixa o navegador mais rápido. A Opera diz que testes realizados com a versão 4.2 mostram que o Opera Mini aumentou em até 30% a velocidade de navegação móvel de usuários nos Estados Unidos.

A Opera também implementou melhorias do protocolo RTSP para ampliar a compatibilidade de reprodução de vídeos online nos telefones celulares.

De acordo com a desenvolvedora do browser, o software já conta com 21 milhões de usuários únicos mensais que totalizaram 5 bilhões de páginas navegadas em outubro de 2008.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: