quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Pesquisadores desenvolvem bateria de lítio que dura 8 vezes mais

São Paulo - Equipe da Coréia do Sul descobriu como deixar as baterias de lítio 900% mais eficientes em consumo do que os modelos atuais.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Hanyang, Coréia do Sul, liderado pelo professor de química aplicada Cho Jae-phil, afirma ter encontrado uma maneira de fazer as baterias de notebook e telefones celulares durarem oito vezes mais do que as baterias tradicionais.

O significativo aumento na capacidade foi possível graças ao uso de partículas porosas e tridimensionais de silício no eletrodo negativo. Estas partículas foram feitas de sílica e fluoreto de hidrogênio no lugar de grafite, como é feito no processo tradicional de fabricação.

Ainda que as vantagens do novo material fossem conhecidas, o silício expandia quando entrava em contato com o lítio. A equipe de Cho Jae-phil apostou em partículas porosas para resolver esse problema e aproveitar as vantagens da combinação de sílica e fluoreto de hidrogênio.

Os pesquisadores pediram patentes para quatro tecnologias na Coréia do Sul, Estados Unidos e União Européia. Segundo o professor Cho, a produção comercial para baterias com a nova tecnologia seria de quatro anos. A idéia é incorporar a descoberta no desenvolvimento de painéis solares.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: