sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sun lança JavaFX para celulares


Voltado a aplicações ricas para web, JavaFX Mobile enfoca em animação, áudio e vídeo.

Nesta quinta-feira (12/02), a Sun lança um componente que permite que aplicativos que usam a plataforma JavaFX rodem em dispositivos móveis.

O JavaFX Mobile competirá com tecnologias como a plataforma para aplicações ricas da web da Microsoft, a Silverlight.

O enfoque do JavaFX para celulares é em animação, áudio e vídeo. A linguagem JavaFX Script e a plataforma JavaFX podem ser usadas para criar aplicativos compatíveis.

“Os parceiros incluirão o JavaFX Mobile nos celulares para as pessoas criarem aplicações ricas para a web”, diz o diretor sênior de marketing Java na Sun, Param Singh.

A Sun acredita ter vantagem sobre o rival porque os provedores de serviços móveis e fabricantes de celulares podem levantar os investimentos em Java ME (Micro Edition) já existentes.

De acordo com o , há 2,6 bilhões de dispositivos móveis rodando o Java ME, que garantirá a criação de recursos como suporte Bluetooth e localização, por exemplo.

Além da plataforma, a Sun oferecerá aos seus parceiros um Software Development Kit (SDK) do JavaFX Mobile.

Entre as empresas que confirmaram apoiar o JavaFX móvel, está a Sony Ericsson e a LG Electronics, assim como Orange e Sprint.

De acordo com o executivo, ainda este ano os usuários poderão ter celulares com o JavaFX Mobile.

[via IDGNow]

Um comentário:

Anônimo disse...

E as empresas de telecomunicações continuam "devagar e sempre", cobrando o "merecido" pelo "ótimo serviço".

Pelo menos por enquanto, acho que a infra-estrutura consegue aguentar (e não suportar) a quantidade de dados que trafegam por diversas mídias, mas quando se abre um porta como a de utilizar Silverlight ou JavaFX para criar aplicativos mais ricos, a criatividade dos desenvolvedores sobe mais um nível =D