quarta-feira, 8 de julho de 2009

Google anuncia Chrome OS para 2010

A notícia em si, não é está diretamente relacionada à computação móvel, mas é tão relevante que decidi postar assim mesmo.


O Google anunciou durante a madrugada dessa quarta (08/07) o desenvolvimento de um sistema operacional open source, chamado por enquanto de Google Chrome OS. Segundo post oficial, o OS será um “sistema operacional leve que inicialmente terá como alvo os netbooks”.

De acordo com a previsão inicial, o novo sistema só estará disponível para usuários finais no segundo semestre de 2010. A empresa planeja, no entanto, liberar o código-fonte do sistema ainda em 2009.

Baseado em kernel de Linux, o Google Chrome OS funcionará em chips x86 e ARM. A plataforma para desenvolvimento de aplicativos deverá ser a própria web; ficará a cargo do programador decidir quais tecnologias vai usar. Uma vez que os aplicativos deverão ser desenvolvidos de acordo com padrões web, eles também estarão disponíveis para usuários de Windows, Mac e Linux.

A empresa afirma que já está trabalhando com fabricantes de computadores para incluir o sistema operacional em netbooks no próximo ano.

Ainda de acordo com o post oficial, o Google prosseguirá normalmente com o desenvolvimento do Android, plataforma de código aberto para dispositivos móveis como celulares e smartphones. Já o Google Chrome OS será voltado “para pessoas que passam a maior parte do tempo na web”, seja em netbooks ou em desktops convencionais.

[via TecnoBlog]

Nenhum comentário: