terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fazendeiros indianos utilizam aparelhos celulares para controlar sistema de irrigação


Uma nova tecnologia que irá permitir que fazendeiros monitorem e controlem o sistema de irrigação em suas plantações a distancia está sendo testada pela operadora Tata Teleservices em dois vilarejos no Estado Indiano de Gujarat.

O sistema de fornecimento de energia no país é muito instável, o que faz por vezes com que os fazendeiros andem quilômetros até onde suas bombas de irrigação estão somente para descobrirem que não há energia no momento, de acordo com Lloyd Mathias, chefe do departamento de Marketing da Tata Teleservices.

Com a nova tecnologia desenvolvida e fabricada pela Ossian Agro Automation, são utilizados um aparelho celular e um dispositivo especial adicionado a ignição de cada bomba. Assim, discando determinado código no aparelho celular, o fazendeiro pode monitorar o suprimento de energia assim como ligar e desligar as bombas.

Para utilização do serviço, o cliente deve pagar 2.700 rupias (R$105) por cada dispositivo instalado nas bombas de irrigação, 2.000 rupias (R$77) pelo aparelho celular, além do plano mensal pelo serviço que não teve seu valor divulgado. O aparelho celular pode ser utilizado normalmente para ligações e envio de mensagens de texto.

[via TecnoBlog e PcWorld]

Nenhum comentário: