quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Visa lança piloto de mobile payment com tecnologia NFC


O celular incorporou mais uma facilidade e deu outro passo para se tornar a "carteira eletrônica" do século XXI. Nesta terça-feira, 25, a Visa e seu braço de tecnologia, a Visanet, anunciaram um programa piloto que promete substituir o cartão de crédito pelo telefone móvel em dezenas de aplicações. Batizado de Visa payWave, o sistema contactless (sem contato) utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), padrão desenvolvido pela indústria financeira para a transmissão e recepção de dados entre dispositivos próximos. O payWave funciona da seguinte forma: após o lojista digitar o valor da compra no leitor convencional de cartões (POS), o usuário - que previamente solicitou a relação do número do seu cartão de crédito ao número da linha do celular - aproxima seu aparelho móvel com NFC em cerca de 10 centímetros de um terminal fixo, também dotado de chipset NFC e interligado ao POS. O recibo é emitido automaticamente no POS e a transação efetuada. O piloto está sendo realizado com 200 portadores de cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e Bradesco na Grande São Paulo e Brasília - outros bancos emissores devem aderir ao projeto no futuro - e, por enquanto, o chip NFC está disponível somente no celular Nokia 6212 vendido pela operadora Claro. Os terminais NFC estão disponíveis em bilheterias de cinemas e caixas de algumas redes de restaurantes fast-food. "O sistema contactless se justifica e é altamente oportuno em lugares com grande movimentação e volume de pagamentos, onde invariavelmente se formam filas, como pedágios, padarias, estádios de futebol, cinemas e fast-foods", diz Marcelo Sarralha, diretor de Tecnologia e Produtos e Canais Emergentes da Visa. O limite máximo por transação é de R$ 100 e a plataforma embarcada permite que o usuário, ao tirar foto do produto comprado em seu celular, tenha a imagem desse produto automaticamente relacionada aos valores da respectiva transação. "Assim, ele terá um histórico ilustrado de suas compras", acrescenta. A Visa não informou quando o payWave estará disponível comercialmente, alegando que isso dependerá de uma série de fatores relacionados à toda a cadeia de parcerias.

Mobile payment

Segundo Sarralha, o lançamento do Visa PayWave não representa um modelo proprietário de mobile payment, muito pelo contrário. "Estamos utilizando a NFC, uma tecnologia aberta e, mais do que isso, consagrada e aprovada pela indústria financeira como a mais confiável para o mobile payment, por seus protocolos seguros e altos níveis de criptografia", explica. "Com certeza, essa experiência agregará valor às discussões da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) na busca pelo modelo de pagamento móvel a ser adotado futuramente no país", acrescenta.

A diretora de Serviços de Valor Adicionado (VAS) da Claro, Fiamma Zarife, concorda e acrescenta que a tecnologia de segurança do mobile payment tinha mesmo de vir da indústria financeira. "Eles são especialistas nisso, enquanto nós (teles) podemos agregar a escala da telefonia móvel", diz. Ela acrescenta que outras iniciativas estão sendo tomadas pela Claro a fim de viabilizar ainda mais o negócio. "Já estamos testando em laboratório uma forma de integrar a tecnologia NFC diretamente ao SIM Card, o que traria escala e garantiria o sucesso do mobile payment", revela.

Cartazes inteligentes

Há uma série de serviços de valor adicionado que a Visa lançará por intermédio do NFC. Um deles, que também está em teste, é o de cartazes inteligentes. O usuário aproxima seu celular NFC de um cartaz ou folder promocional e automaticamente aparecerá no visor do aparelho uma mensagem referente a alguma promoção, desconto ou até acesso trechos de filmes. "No cartaz inteligente de um filme, por exemplo, basta aproximar o celular do cartaz para assistir o trailer no aparelho ou ganhar um ingresso para o acompanhante", diz Sarralha. Fiamma Zarife revela que a Claro também pretende utilizar esse canal para promoções casadas com a operadora, que podem passar pelo envio de ringtones, wallpapers, SMS, entre outros.

Próximo lançamento

O próximo lançamento de mobile payment da Visa será na área de transferência de valores financeiros entre contas bancárias. Quem revela é Marcelo Serralha. "Essa transferência poderá ser feita de forma presencial (entre dois celulares, via NFC) ou via Internet ou SMS, também por meio do aparelho móvel", diz.

[via TI Inside]

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é phoda! Essa notícia foi para os favoritos. \o/