São Paulo – Dias após sair derrotado pela Verizon do leilão de 700 MHz, Google envia carta à FCC pressionando por liberação de espectro não usado.
Dias após a Comissão Federal de Comunicações (da sigla em inglês, FCC) divulgar o resultado do leilão dos 700 MHz nos Estados Unidos, o Google enviou um documento pressionando o órgão pelo uso de espectro para TV como forma de oferecer banda larga sem fio.A carta, revelada pelo Wall Street Journal, pede que a FCC ofereça para uso um espaço no espectro reservado à transmissão analógica de TV não usado para a exploração de um serviço de internet banda larga sem fio.
O espectro sem uso, conhecido tecnicamente nos Estados unidos como "espaço branco", está entre os canais 2 e 51 não relacionados com sinal de TV a cabo ou por satélite e oferece "a oportunidade de uma vida para o fornecimento de banda larga sem fio para todos os norte-americanos", afirma um trecho do documento.
Segundo o WSJ, o Google fez testes técnicos de transmissão de dados nos "espaços brancos" e enviou relatórios sobre estes testes, com resultados considerados satisfatórios, para ilustrar seu pedido à FCC. Canais de TV ouvidos pelo jornal são contra o reuso por supostas interferências na transmissão analógica.
A revelação do documento é feita apenas dias após a FCC revelar que o Google não levou nenhuma licença para exploração das bandas do espectro de 700 MHz, usado atualmente para a transmissão de TV analógica e que será vago em fevereiro de 2009, quando todo o sistema norte-americano será migrado para digital.
O Google se revelou oficialmente interessado em participar do leilão e chegou a apresentar ofertas por licenças na Banda C, que tem características ténicas ideais para amplas transmissões de dados. A FCC, no entanto, revelou que a operadora Verizon, que pagou 4,74 bilhões pelo bloco.
A suposta derrota do Google engrossa a suspeita de que o buscador entrou na disputa dentro do leilão apenas para que a parte do espectro atingisse o preço mínimo exigido pela FCC, o que obrigaria automaticamente o vencedor a abrir a rede de dados para navegação de qualquer aparelho, beneficiando a dominação do Google tanto em buscas como em publicidade.
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