São Paulo - Total de pessoas com celular saltou de 54% em 2006 para 66% em 2007. Classes D e E tiveram o maior aumento de penetração.
A base de assinantes de celular no Brasil chegou a 124 milhões em fevereiro deste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo o relatório, a média mensal de novas aquisições no País também cresceu - em 2007, foram habilidados 2,3 milhões de novos aparelhos por mês, contra os 2,1 milhões mensais em 2006.
A pesquisa mostra que 26% das linhas adquiridas em 2007 - 1,2 milhão - foram compradas de segunda mão, estabelecendo um mercado secundário de celulares, concorrente das operadoras. No interior de São Paulo, 54% das aquisições ocorreram desta forma.
De acordo com a LatinPanel, 53% dos brasileiros das classes D e E já têm celular. Esta é a fatia da população com maior aumento do número de usuários dos dispositivos em relação a 2006, quando o total era de 39%.
Em 2007, na classe C, o índice de penetração é de 70% e, na classe AB, de 84%.
Na avaliação por faixa etária, 46% das crianças entre 7 e 13 anos de idade têm celular. Os números seguem crescentes até os 24 anos: de 14 a 18 anos de idade, 71% possuem o aparelho; de 19 a 24 anos, são 80%.
Com o avanço da idade, o índice começa a cair. Entre 33 e 40 anos, 75% têm celular; 69% dos brasileiros de 41 a 50 anos de idade também possuem o aparelho e, acima dos 50 anos, 48% são donos destes dispositivos.
Apesar de as faixas etárias mais jovens e mais velhas terem menor índice de penetração, foram estas que mais avançaram na posse de celulares no ano passado em relação a 2006.
A LatinPanel revela também que os usuários de serviços pós-pagos gastam 7 vezes mais do que os que usam o serviço pré-pago. No primeiro caso, eles representam 15% da base instalada das operadoras e gastaram em média 68 reais por mês no período.
Os usuários “pré-pagos”, 85% da base ativa, gastaram 11,60 reais mensalmente - menores em comparação com 2006, quando gastavam 13,34 reais.
A pesquisa envolveu 26 mil pessoas para avaliar hábitos de compra e uso da telefonia móvel. Segundo a LatinPanel, a amostra representa 80% da população ativa e 91% do potencial de consumo dos aparelhos.
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