O CEO da primeira operadora de WiMAX da Austrália decidiu se voltar contra a tecnologia e mudar para o lado do 3G. É Garth Freeman, presidente da Hervey Bay’s Buzz Broadband. Durante uma conferência em Bangcoc na semana passada, ele atirou: "o WiMAX é um desastre", para surpresa da platéia. É claro que não demorou para a história cair nas garras do Slashdot.
Segundo Freeman, não é possível ter performance há 2 quilômetros da base, e a latência da tecnologia impede uma boa experiência usando aplicações como o VoIP. E afirmou: o WiMAX está ancorado num hype oportunista. Em seu discurso, el mostrou que a empresa resolveu se render à tecnologia HSDPA das redes celulares. Segundo Freeman, o WiMAX é para startups. Faz algum sentido?
Aqui no Brasil, grandes operadoras como a Embratel e a Telefônica continuam a investir pesado na tecnologia. Na semana passada, a Embratel, por exemplo, anunciou a implantação de uma rede WiMAX para atender ao mercado corporativo. A briga 3G e WiMAX, de fato, está só começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário