terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bluetooth deve se misturado Wi-Fi e à banda ultra-larga. Será?


Segundo um estudo da ABI Research publicado recentemente, os dispositivos móveis que podem ser mantidos sempre conectados à Internet (vamos chamar de smartphones) crescerão 167% e as conexões sem fio de curta distância em Bluetooth se misturarão com outras tecnologias sem fio mais sofisticadas.

A primeira delas deverá ser o Bluetooth sobre rede 802.11, também conhecido como AMP (Alternate MAC PHY). É uma tecnologia que usa um software para permitir que os circuitos Bluetooth dos dispositivos usem a maior velocidade da conexão Wi-Fi quando isso é necessário para transmitir maior quantidade de dados.

Até 2011, a banda ultra larga (UWB, de ultra wideband) pode começar a ser usada como esteróides do Bluetooth, segundo o analista Douglas McEuen, da ABI Research.

Além disso, o Bluetooth continuaria essencial para conectar dispositivos como headsets sem fio —tanto que a consultoria espera que a presença da tecnologia aumente em 95% até o final de 2008.

Curiosidade: como os smartphones serão maiores do que os telefones celulares, o estudo prevê que alguns usuários também irão carregar um celular de baixo custo, por conveniência.

[via GigaBlog]

Nenhum comentário: