quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

WiMax móvel deve chegar pela TVA até janeiro de 2008

A TVA anunciou que já tem tecnologia WiMax móvel -banda larga sem fio que pode ser usada também em portáteis- pronta para ser oferecida no Brasil, se possível neste mês. A empresa depende somente da homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), de acordo com Eduardo Koki, gerente executivo de produtos da operadora, cuja compra pela Telefônica foi aprovada em 31 de outubro último.
"Temos espectro de 2,5 [GHz, que é usada para WiMax] em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Curitiba. Falta definir quais cidades serão priorizadas", comenta Koki.
Tudo indica que Curitiba deverá ser a primeira cidade, devido à grande quantidade de condomínios que estão sendo criados na periferia. "Aí, onde a infra-estrutura é precária, o WiMax entra para oferecer banda larga com velocidade competitiva".
A tecnologia não depende de cabeamento, apenas de uma antena, como as redes celulares.
Atualmente, já existe WiMax no Brasil, oferecida pela operadora Neovia. Porém a conexão oferecida por essa empresa é apenas fixa.
Apesar de a tecnologia ser móvel, a Anatel ainda não permite a mobilidade do WiMax. "Isso porque há questões dos tipos de serviços oferecidos, que concorreria com licenças de algumas operadoras de celulares", diz Koki. Por isso, inicialmente, o WiMax da TVA deverá ser somente fixo.

[via]

Nenhum comentário: