quarta-feira, 24 de setembro de 2008

HP é líder no mercado mundial de notebooks

Qual a marca de notebook mais vendida no mundo? Qual a marca de notebook que tem o maior valor de mercado? A resposta para ambas as perguntas é: HP.

Segundo a empresa de análise de mercados de tecnologia DisplaySearch, a HP manteve, no segundo trimestre de 2008, a liderança do mercado mundial de notebooks; são, agora, dois anos (oito trimestres) consecutivos na liderança.

Nos Estados Unidos, a Dell ainda lidera, por estreita margem (21.9% para a Dell, 21.4% para a HP e 14.4% para a Acer); vale notar a crescente presença da Apple no mercado americano: subiu de 6.6% no segundo trimestre de 2007 para 10.6% no mesmo período de 2008. A Dell, entretanto, não consegue se consolidar nos mercados da Europa, Oriente Médio e Ásia, onde a venda direta ao consumidor não é tão freqüente (nesse grupo, chamado EMEA, a HP lidera com 20.5%, seguida pela Acer com 17.9% e pela Dell com 12.5%; a Apple tem menos de 5%).

E a HP lidera também quando o quesito é valor de marca (brand value). Recente estudo da Interbrand sobre as marcas mais valiosas do mundo traz a HP como a mais bem colocada entre as fabricantes de notebook, na 12ª posição (os dez primeiros colocados são Coca-Cola, IBM, Microsoft, GE, Nokia, Toyota, Intel, McDonalds, Disney e Google), à frente da Apple (24), Sony (25) e Dell (32).

[via Notebook Site]

Nenhum comentário: